terça-feira, 25 de junho de 2013

Business Model Canvas



Em um mercado cada vez mais complexo e competitivo, é de fundamental importância planejar as atividades e áreas que devem ser priorizadas nas estratégias da empresa, evitando assim desperdício de energia com atividades que não conduzem ao resultado planejado.

Para ajudar a organizar as suas idéias de negócios, o modelo Canvas é uma ótima saída. Trata-se de uma ferramenta de gerenciamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes. É um mapa visual pré-formatado contendo nove blocos do modelo de negócios.
Business Model Canvas será um mapa dos principais itens que irão constituir uma empresa, que deverá estar sempre sendo revisado cada quadrante ao longo do tempo para saber se cada um está sendo bem atendido ou se é necessário fazer alteração em algum deles para se conseguir um melhor resultado. O mapa é um resumo dos pontos chave de um plano de negócio, mas não deixa de excluir um plano de negócio em si, é uma ferramenta menos formal que pode ser utilizada com mais frequência no dia a dia.




  • 1 – Segmento de clientes
    • Para quem estamos criando valor?
    • Quem são nossos clientes mais importantes?
  • 2 – Proposta de valor
    • O que estamos oferecendo para os nossos clientes?
    • Quais problemas dos nossos clientes estamos ajudando a resolver?
  • 3 – Canais
    • Quais canais de comunicação, distribuição e venda usaremos para entregar nossa proposta de valor aos clientes?
  • 4 – Relacionamento com clientes
    • Que tipo de relacionamento queremos estabelecer com os clientes?
    • Como este relacionamento está integrado ao modelo de negócio?
  • 5 – Fontes de receita
    • Quanto os nossos clientes querem pagar pela nossa proposta de valor?
    • Como os nossos clientes preferem pagar?
  • 6 – Recursos-chave
    • Quais recursos são necessários para fazer o modelo negócio funcionar?
  • 7 – Atividades-chave
    • Quais são as atividades mais importantes para fazer o modelo de negócio funcionar?
  • 8 – Parcerias
    • Quais as parcerias necessárias para criar e entregar a nossa proposta de valor?
  • 9 – Custos
    • Quais são os custos mais importantes relacionados a operação do modelo de negócio?
Abaixo um modelo que pode ser utilizado na pratica.

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